Quem somos

O Laboratório de Materiais Compósitos (LCO) é especializado em desenvolvimento de novos materiais, com destaque para os compósitos particulados aplicáveis em componentes para construção, mas apto a caracterização e desenvolvimento de componentes e compósitos de diferentes naturezas utilizando diferentes tipos de ligantes. Outra especialidade é a valorização de materiais residuais de diferentes setores industriais, com destaque aos trabalhos envolvendo escória de aciaria, resíduos da indústria mineral, rejeitos de construção e demolição, resíduos de indústria de rochas ornamentais e resíduos da indústria moveleira. Este laboratório ainda dá suporte ao desenvolvimento e avaliação de traços de concretos e argamassas especiais, como concretos auto adensáveis, concretos sem slump, concretos leves, argamassas industrializadas, matrizes geopoliméricas e outras, com destaque aos métodos de dosagem baseados em empacotamento de partículas e em reologia. Além disso, o LCO também tem atuado no apoio à especificação, controle e desenvolvimento de materiais e tecnologias para manutenção e recuperação de obras de arte especiais.

O LCO integra o Grupo de Pesquisa em Construção Sustentável e Inovadora, dedicado ao estudo de materiais e processos no contexto da Construção Civil, com quem compartilha missão, visão e valores.

Missão

Desenvolver pesquisas inovadoras e relevantes no contexto da Construção Civil, com o objetivo de contribuir para um mundo mais inclusivo e sustentável. Contribuir positivamente com a formação e desenvolvimento pessoal de seus membros.

Visão

Ser reconhecido, nacional e internacionalmente, como um Grupo de Pesquisa relevante por suas descobertas e novas percepções no contexto da Construção Civil.

Valores

Compromisso com a verdade, precisão, e a melhor práxis científica; zelo com as pessoas, estrutura e recursos; colaboração; dedicação; integridade; pontualidade; responsabilidade; inovação; sustentabilidade.

História

O Grupo de Pesquisa SICon foi formalmente criado em 2019, tornando-se um corpo de pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil (DEC/UFV) com foco no desenvolvimento de processos e materiais no contexto da construção civil.

O Laboratório de Materiais Compósitos foi estabelecido no mesmo ano, como parte da infraestrutura que compõe o Grupo de Pesquisa SICon, e está localizado no complexo de Laboratórios de Engenharia (LABENGE), anexo ao Centro de Ciências Exatas e Tecológicas da Universidade Federal de Viçosa.

LCO
Janeiro de 2023.